sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Teatro: Partes da Planta

Teatro de Varetas: Partes da Planta

Personagens: Uma árvore, raiz, caule, folha, flor, fruto e semente, confeccionados com EVA e palitos.

Cenário: Janelinha para contar histórias

A árvore aparece primeiro e vai contando a história a medida que vai falando das partes elas aparecem rapidamente.

Árvore:
            _ Olá amiguinhos, vocês sabem quem eu sou?
            _ Quem?
            _ Isso mesmo, eu sou a D. Árvore e faço parte do mundo encantado das plantinhas...
            _ Vocês sabem dizer como eu consigo ficar assim grande, bonita e elegante?
( hehehehe)
            _ Não! Pois bem, eu posso contar?...
            _ Cheguei ao mundo há muitos e muitos anos. Eu nasci de uma sementinha, que caiu na terra. A sementinha recebeu água e nutrientes da terra que fizeram ela germinar. Então ela começou a criar raiz e foi crescendo, crescendo, formou-se um caule bem pequenininho, com algumas folhinhas bem minúsculas. Como a natureza é bela e ninguém me pisou e nem me arrancou da terra quando ainda era bebezinha, eu fui me desenvolvendo, isto é fui crescendo e ficando forte, assim como vocês.
_ Vocês também foram bebezinhos lindos que foram crescendo, crescendo e estão aqui hoje ouvindo minha história.
_ Pois bem, quando passou um certo tempo, e eu já estava maior, cheia de belas folhas, começaram a nascer em mim florzinhas lindas e cheirosas. Depois elas caíram e ficaram os pequeninos frutos que foram crescendo até fiarem maduros e servirem de alimento para vocês.
_ Eu e minhas amigas do mundo encantado das plantinhas, fornecemos diversos frutos que são importante fonte de alimentos.
            _ Amiguinhos, vocês gostam de frutas?
            _ Quais as frutas que vocês mais gostam?
            _ Isso mesmo, como vocês são espertos!
            _ Além disso, vocês sabiam que as árvores e todas as plantas são responsáveis pelo ar que respiramos? Elas retiram gás carbônico do ambiente, renovando o oxigênio do ar.
            _ Vocês sabiam que do caule de algumas árvores são fabricados os móveis que temos em nossas casas e aqui na escola, inclusive a caminha que vocês dormem?
_Pois bem, além das frutas que servem de alimento, do caule que são feitos os móveis e casas, as plantas servem para nos abrigar do sol e ainda servem de casa para muitos animais que fazem suas moradias em meus galhos e tronco?
_ E assim, pequeninos essa foi um pouquinho da minha história, espero que tenham gostado e aprendido um pouquinho sobre as planta...  Agora eu vou embora! Até mais...
_ Vocês querem que eu fique?
_ Então vamos ver se vocês aprenderam direitinho tudo sobre mim!!!
_ Quem sou eu?

Raiz: (Mostrar a raiz)

_ E eu quem sou?
_ Isso mesmo! E qual é a minha função na planta?
_ Muito bem! Eu retiro da terra água e sais minerais que dão força à árvore e a fazem crescer!

Caule: (Mostra o caule)

_ Quem sou eu?
_ Hum! Que garotada esperta! E qual é minha função?
_ É isso ai! Eu sou o caule. Eu levo o alimento para as outras partes da planta. Também seguro os ramos com as suas folhas, flores e frutos.

Folha: (Mostrar a folha)

_ E eu quem sou?
_ Isso mesmo! Eu sou a folha. É por mim que a planta respira e eu cuido do ar que vocês respiram.

Flor: (Mostrar a flor)

_ Eu sou muito formosa! Vocês sabem quem eu sou?
_ Eu sou a flor e vivo enfeitando tudo por aí, mas a minha maior função é a de criar frutinhos que vocês irão saborear e que darão novas árvores.

Fruto: (Mostrar o fruto)

_ Olá amiguinhos! Vocês já me conhecem?
_ Que delicia, eu sou o fruto e muito gostoso! Sou eu que guardo a semente que dará origem a uma nova plantinha.

Semente: (Mostrar semente)

_ Hum!  Já iam se esquecendo de mim não é! Eu sou a semente. Sou eu que colocada na terra, dou origem a uma nova planta.

Árvore:
_ Tchau!!!  Até mais!!!!!!





Um comentário: